Fone: (11) 2376-6631

Whatsapp: (11) 9 6057-6182

LIMPEZA DE DUTOS DE AR CONDICIONADOS 

Conforme recomendação da Portaria 3.523 do ministério da saúde e RE 09/2003 da ANVISA. A legislação reflete a preocupação com a saúde, e estabelece critérios que visam informar a população sobre a qualidade do ar no interior dos ambientes climatizados artificialmente de uso público e coletivo; considerando assim a preocupação com a segurança, o bem-estar, a produtividade, o conforto dos ocupantes e a sua inter-relação com a variável qualidade de vida.

A portaria N.º 3523 contém medidas básicas referentes aos procedimentos de verificação visual do estado de limpeza, remoção de sujidades por métodos físicos e manutenção do estado de integridade e eficiência de todos os componentes dos sistemas de climatização, para garantir a Qualidade do Ar de Interiores e evitar riscos à saúde dos ocupantes de ambientes climatizados.

É recomendado conforme a legislação, manter sempre atualizado o PLANO DE MANUTENÇÃO, OPERAÇÃO E CONTROLE – PMOC, para garantir a qualidade do ar, visando o bom funcionamento e desempenho térmico dos sistemas, permitindo o correto controle dos poluentes dos ambientes.

Baseados na Resolução RE 09, fazemos as seguintes recomendações em relação ao sistema de climatização:

Analise microbiológica do Ar. Periodicidade: Semestral

Executar semestralmente a Avaliação da Qualidade do Ar Climatizado através das análises biológicas, químicas e físicas em amostras do ar dos ambientes internos e externos, tal como determina a Resolução 09/2003 do Ministério da Saúde.

A analise microbiológica tem como objetivo analisar as condições do ar, para que o usuário tenha informações que o ajudem a manter o ambiente de trabalho dentro dos padrões de qualidade.

Deverão ser executadas as análises microbiológicas, respeitando as Normas Técnicas:
1. Coleta de ar externo e coleta de ar do ambiente
2. Coleta de aero dispersoides (mg/m³)
3. Leitura direta de concentração de dióxido de carbono (CO²)
4. Leitura direta da temperatura de ar (ºC) Umidade do ar (%) e velocidade do ar.

Limpeza na Rede de Dutos. Periodicidade: Anual

Sugerimos uma vez por ano, após esse período os dutos já apresentam uma quantia considerável de poeira.

Obs: A frequência e a obrigatoriedade em que se deve limpar os dutos de ar condicionado, estão mencionadas em leis estaduais. No Rio de Janeiro, por exemplo, a lei estadual 4.192 determina que a limpeza dos dutos de ar condicionado seja feita uma vez por ano. (Em alguns Estados não existem leis especificas, mas aconselhamos manter a frequência anual).

Os serviços contratados são executados por profissionais, desenvolvendo estratégias de trabalho compatíveis com as obrigações assumidas, responsabilizando-se pela qualidade dos serviços durante o processo de execução; disponibilizando-se para reparar ou corrigir quando se verificar defeitos ou incorreções nos resultados, de acordo com as Especificações Técnicas. 

  • Efetuamos uma inspeção visual prévia no interior dos dutos, com a utilização de um robô, que identifica o nível de sujidade e das condições das instalações do ar condicionado. 
  • Filmamos durante todo o processo de limpeza dos dutos. 
  • Geramos um relatório fotográfico.
  • Cobrimos os mobiliários e equipamentos que se encontram no ambiente com plásticos apropriados.
  • Introduzimos um sistema de limpeza mecânica (escovas) a seco de tamanho adequado à dimensão e tipo de revestimento interno do duto. A limpeza é controlada à distância com iluminação adequada.
  • Instalamos um sistema de aspiração industrial de alta potência, para sucção da sujeira removida, adaptada a um sistema de coleta e acondicionamento dos poluentes recolhidos, de modo a impedir a contaminação do ambiente circundante ou das instalações físicas do local.
  • Os materiais poluentes recolhidos no processo são removidos para um local apropriado, fora da área do prédio da Contratante, e são descartados, respeitando as normas vigentes.

GARANTIA

Os serviços são garantidos pelo período de 06 meses, sendo que esta validade está condicionada à manutenção preventiva das unidades de ar condicionado- PMOC. Observando as condutas adequadas na operação do sistema. 

A nossa garantia é de 06 meses. Após esse período na parte interna dos dutos forma-se leve acumulo de poeira – porém a necessidade de repetir os serviços de limpeza interna dos dutos é anual ou semestral se a análise microbiológica apresentar resultados fora dos padrões exigidos, conforme menciona a Resolução 09/2003 do Ministério da Saúde.

Na conclusão dos serviços elaboramos um Relatório Fotográfico de todo o processo, filmagem interna dos dutos, constatando as situações antes e após a limpeza, Relatório Técnico conclusivo e certificado de conclusão.

"Os equipamentos que utilizamos na limpeza dos dutos são periodicamente atualizados, e é específico para realizar limpeza nos mais variados tipos e formas de dutos."2003 da ANVISA

Limpeza Antes e Após

Limpeza e Higienização de Dutos Faculdade Presbiteriana Mackenzie
Mais de 3000 Metros de Dutos Limpos e Higienizados

Antes

Depois

Isolamento das Mesas e Cadeiras

Limpeza das Grelhas e Difusores

Porta de Inspeção

Retirada da Calha de Iluminárias

Robô de Filmagem Interna dos Dutos

Salas de Escritório

Vídeos Limpeza e Higienização de Dutos

Vídeo Matéria Sobre Limpeza de Ar Condicionado no Fantástico